Facebook Twitter Google+ email



Marcelândia-MT Dia 7 de janeiro de 2018 - 06:21hs

Cientistas já sabem dizer qual é a idade da Terra: como conseguiram estimar?


A grande maioria dos cientistas já concorda com a estimativa: o planeta Terra tem, aproximadamente, 4,5 bilhões de anos. Apesar do acordo, vale ressaltar que a medição não é completamente precisa e possui margem de erro de cerca de 10%.

Como foi descoberta a idade real da Terra?

A idade da Terra foi calculada diversas vezes, à medida que as tecnologias avançavam e novas evidências eram encontradas. A cada medição, os pesquisadores descobriam que o planeta era sempre mais velho do que se imaginava anteriormente.

nasa terra 400x1400 217

O cálculo da idade da Terra é feio pela datação dos átomos de urânio encontrados nas rochas mais antigas do planeta. Esses átomos liberam radiação quando são transformados em átomos de chumbo, permitindo chegar a uma estimativa sobre sua idade.

Mas a datação, curiosamente, é feita a partir de pedaços de meteoritos que caíram na Terra, e não das rochas do próprio planeta. Isso porque as formações rochosas passam por ciclos e, consequentemente, se transformam, dificultando a medição com exatidão de suas idades.


Facebook WhatsApp Twitter Google+ linkedin
Esta postagem foi publicada em 7 de janeiro de 2018 Carrossel de Notícias Topo, Destaque inicial 3, Destaque inicial 4 só textos, Destaque inicial 5, Entretenimento Inicial 3, Internacional, Notícias Barra Lateral 2, Notícias em Destaque, Notícias Extras 4, Slide Topo.

Nenhuma banner para exibir

Notícias em Destaque