SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

PREVISÃO DO TEMPO

? ºC Marcelandia - MT
Titulo fixo

✦ Agricultura

Melancia 09/03/2018 09:00

Reunião em Uruana discute encaminhamentos do Selo IG da Melancia

Certificação será concedida a produtores da região

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) participou, na última quarta-feira (7), de reunião sobre encaminhamentos para obtenção do Selo de Indicação Geográfica (Selo IG) da Melancia de Uruana.

De acordo com o supervisor de organização rural da Emater, José Araújo de Oliveira, a atividade teve como objetivo discutir o andamento da elaboração do dossiê que será apresentado para o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

O dossiê contém dados como história do produto na região, tradição de consumo, delimitação geográfica e boas práticas de produção. Para obter o Selo, a Cooperativa de Produtores de Uruana (CooperUruana) deve apresentar um requerimento para o INPI acompanhado do documento.

Participação

Também participaram da reunião, representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da prefeitura municipal, da Associação dos Produtores de Melancia de Uruana, da Cooperativa Agropecuária de Produtores Rurais e Agricultores Familiares de Uruana e Região (CooperUruana), além de agricultores locais.

Selo IG

O Selo de Indicação Geográfica (IG) é uma certificação concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) que tem como objetivo identificar produtos de uma determinada região e suas características específicas.

No caso do Selo IG da melancia, os municípios de Itapaci, Rialma, Carmo do Rio Verde, Heitoraí, Jaraguá, Itaberaí, São Patrício, Itaguaru, Ceres, Jesúpolis, Uruana, Santa Isabel, Itaguari, Itapuranga, Nova Glória e Rianápolis poderão ser contemplados pela certificação.

Para o supervisor de organização rural da Emater, José Araújo de Oliveira, “o Selo dará visibilidade ao produto, devido ao reconhecimento nacional e internacional, além de identificar origem, fidelizar mercado e promover a melhoria da renda”.


Titulo fixo
Titulo fixo

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Cidade News Online

Rua Londrina - 341 - Marcelândia

(66) 9999-41856

contato@cidadenewsonline.com.br

Copyright © 2012/2018 - CIDADE NEWS ONLINE - TODOS O OS DIREITOS RESERVADOS AO PORTAL
CONTATO@CIDADENEWSONLINE.COM.BR 

Titulo fixo
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo