SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

PREVISÃO DO TEMPO

? ºC Marcelandia - MT
Titulo fixo

✦ Agricultura

Soja 09/04/2018 06:51

Volta do sol permite produtor retomar a colheita da soja

Chuvas verificadas desde o dia 20 de março até o início desta semana, além de umedecerem os grãos nas vagens

 As chuvas verificadas desde o dia 20 de março até o início desta semana, além de umedecerem os grãos nas vagens, também encharcaram o solo, o que impediu os produtores de conseguirem entrar nas lavouras para colherem a soja. A volta do sol e do calor nesta semana, possibilitaram aos sojicultores retomarem a colheita da oleaginosa. 'Se ocorrer uma semana inteira de sol, os produtores vão conseguir colher toda a soja da safra, restando a intermediária e a safrinha', projeta o chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar e engenheiro agrônomo, Vicente Fin. Ele acrescenta que são poucos os produtores que enfrentam problema com o solo muito encharcado, sendo basicamente aqueles que plantaram em áreas baixas e sujeitas às inundações e em banhados.

Com um total de 560 hectares distribuídos pelo interior do município, Paulo Hermann, e o filho Rodrigo, moradores de Vila Teresinha, estão entre os produtores que nesta semana retomaram a colheita. Até o momento, Herrmann estima ter colhido 150 hectares e, se as condições climáticas se mantiverem favoráveis, acredita que vai encerrar a colheita até o fim de abril. Para isto, já efetuou o plantio de forma escalonada. Depois disso, vai colher os 80 hectares que plantou na safrinha.

Perdas

Fin acentua que ainda é cedo para falar em perdas pois a partir do momento em que as condições do clima melhoram, os produtores conseguem colher tudo. Por causa do clima adverso, algumas lavouras já começaram sim, a registrar perdas de qualidade do grão, que  pode ser maior como também pode paralisar. 'Porém, se o clima não melhorar, o grão vai perder a qualidade e com isso, sim, haverá rejeição ao grão. Tem soja com grão bom, médio e ruim e algumas lavouras estavam no limite de espera para a colheita e outras somente agora estão no ponto', observa.

Herrmann confirma que o rendimento está em 55 sacos por hectare, resultado inferior à safra passada, quando colheu em média, 60 sacos por hectare. Até o momento, ele ainda não contabiliza perdas em quantidade e nem de qualidade, o que iria ocorrer se o tempo não tivesse melhorado. 'Mesmo com as estiagens que ocorreram durante todo o ciclo da planta, o rendimento está dentro das nossas estimativas', observa, acentuando que como o preço está em alta, vai compensar, pois na mesma época da safra passada, o preço era de R$ 64 por saca de 60 quilos. Agora, está em R$ 72,50 a saca.
Assim que sai da lavoura, Herrmann leva a soja para a Cooperval de Cruzeiro do Sul e para outras empresas da região e do estado.

1 - 3.350
É o número de hectares de soja plantados no município entre safra e safrinha.

2 - 40%
É o percentual de colheita da oleaginosa estimado no município.

3 - 55
É o rendimento médio que produtor está obtendo em média por hectare.

Outras culturas

O milho safra está praticamente 100% colhido e quanto ao intermediário, este se conserva na espiga onde o único problema é ele tombar ser ocorrer vento mais forte. O safrinha ainda está em fase de desenvolvimento na lavoura e maturação. O arroz também segura na espiga e que pode ser colhido logo após a incidência do sol e as colheitadeiras são equipadas com esteiras, o que permite a retirada da lavoura.


Titulo fixo
Titulo fixo

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Cidade News Online Comunicações

Rua várzea Grande - 906 - Vila Isabel - Marcelândia

(66) 9999-41856

contato@cidadenewsonline.com.br

Copyright © 2012/2018 - CIDADE NEWS ONLINE - TODOS O OS DIREITOS RESERVADOS AO PORTAL
CONTATO@CIDADENEWSONLINE.COM.BR 

Titulo fixo
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo