SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

PREVISÃO DO TEMPO

? ºC Marcelandia - MT
Titulo fixo

✦ Agronegócio

ATENÇÃO 01/09/2018 19:21

Glifosato ainda não está suspenso no Brasil

"A União tem 30 dias para suspender o registro dos produtos à base de glifosato"

 O gerente de Assuntos Científicos da Monsanto, Guilherme Cruz, afirmou durante o XXXI Congresso da Ciência de Plantas Daninhas que os produtos à base de glifosato ainda não estão suspensos no Brasil. De acordo com ele, a União tem um prazo de 30 dias para aplicar a suspensão, que irá durar até a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reavaliar o princípio ativo.

“É importante esclarecer que, nesse momento, os produtos à base de glifosato não estão suspensos no Brasil. A partir do dia 3, quando a liminar em questão foi emitida, a União tem 30 dias para suspender o registro dos produtos à base de glifosato. Então ainda estamos com esse prazo contando, continuamos vendendo e o produtor pode aplicar”, explica. 

Na ocasião, a juíza substituta da 7ª Vara do Distrito Federal, Luciana Raquel Tolentino de Moura atendeu a um pedido do Ministério Público Federal (MPF) para que todos os agroquímicos à base de glifosato fossem proibidos no País. Nesse sentido, Cruz explica que as medidas cabíveis foram tomadas pelos órgãos competentes e a Monsanto só está esperando a decisão. 

“Em relação a liminar, a Monsanto vai tomar nenhuma atitude diretamente, porque é uma liminar que não cita a Monsanto de maneira alguma e nem questiona a segurança do produto. A gente sabe que já teve um movimento do Ministério da Agricultura e da AGU (Advocacia Geral da União), então a gente fica aguardando e respeitando as decisões da Justiça”, comenta. 

O gerente cita também que a patente do glifosato caiu há alguns anos e hoje não é somente a Monsanto que trabalha com o produto. Assim, ele garantiu que a empresa vai respeitar todas as decisões da Justiça sobre o caso. “Se o registro do glifosato cair, a gente vai acatar a decisão da justiça e, com certeza, nesse momento, a gente vai deixar de comercializar, de produzir e vai comunicar os agricultores para que também sigam o mesmo caminho”, conclui. 


Titulo fixo
Titulo fixo

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Cidade News Online

Rua Londrina - 341 - Marcelândia

(66) 9999-41856

contato@cidadenewsonline.com.br

Copyright © 2012/2018 - CIDADE NEWS ONLINE - TODOS O OS DIREITOS RESERVADOS AO PORTAL
CONTATO@CIDADENEWSONLINE.COM.BR 

Titulo fixo
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo