SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

PREVISÃO DO TEMPO

? ºC Marcelandia - MT
Titulo fixo

✦ Coluna do médico

Marcelândia 12/12/2018 16:38 youtu.be

Marcelândia: Médico fala sobre as mudanças no corpo da mulher na menopausa

A menopausa deve ser encarada de maneira natural, assim como a menarca, a gravidez e outros períodos da vida feminina, primeiro porque ela é inevitável e informar-se ainda é o melhor caminho para passar por essa fase sem grandes frustrações.

 Chegar à menopausa não é o fim de nada. Apenas uma mudança na vida. Antes a mulher podia ter filhos, agora isso mudou, já que, afinal, ela está na idade de ser avó e não de ser mãe mais. É justo e mais uma etapa da vida que como todas as outras tem ganhos e perdas.

O estigma de “coisa ruim” associado à menopausa, certamente vem do climatério, período que antecede a essa. No climatério, os desconfortos comuns a esse período como calores, inchaço, sudorese, dificuldades para dormir e depressão costumar ser vistos como um fim em si mesmo e não uma fase transitória que incomoda e demanda cuidados médicos.

A menopausa encerra um ciclo e começa outro. “Algumas perdas serão enfrentadas e a mulher precisa estar pronta para isso. Se ela focar que terá descobertas interessantes, o ônus fica menor e ela não sofre tanto com os sintomas”.

Tempo livre para concentrar-se na própria vida, crescimento pessoal e realização de projetos engavetados. Além disso, é possível investir ainda mais na relação conjugal, já que não existe mais preocupação em engravidar, trazendo mais tranquilidade à vida sexual.

As queixas femininas mais comuns se concentram no aspecto físico, afinal, o corpo muda. Aqui estão as mudanças que se pode esperar nesse período:

Ganho de peso

Sim, é fato, o índice de gordura corporal (principalmente abdominal) aumenta e a musculatura diminui, pior ainda se a mulher é sedentária. A solução, claro, é atividade física. Exercícios aeróbicos em uma academia, caminhada ao ar livre ou passeios de bicicleta, aliados a uma dieta saudável, com menos carboidratos, contornam esse problema.

Diminuição ou aumento da libido

Com a baixa hormonal é comum um declínio da libido, no entanto, muitos profissionais de saúde acreditam que seja mais uma questão psicológica que física, devido ao envelhecimento, ganho de peso estarem associados à autoestima. Além disso, as alterações no humor podem ter certo peso sobre a libido. Porém, não é incomum algumas mulheres terem aumento da libido nessa fase, segundo estudos da Universidade do Texas.

Mudanças na pele/cabelos

Os cabelos ficam mais frágeis, brancos, finos e caem. Segundo a dermatologista Maria Fernanda Gavazzoni, “nessa fase da vida escolher xampu, condicionador e cremes de forma aleatória geralmente não supre todas as necessidades desses fios, são necessários produtos e cuidados específicos”. Veja aqui dicas para cabelos brancos e charmosos.

A pele torna-se mais ressecada, fina e flácida, mais propensa a rugas devido à perda dos hormônios estrogênio e progesterona. Veja dicas de como cuidar da pele nessa fase.

Mudanças na psique

Quem está, esteve ou convive com mulheres na menopausa sabe que a depressão e a vulnerabilidade emocional são sintomas comuns nessa fase. Algumas apresentam maiores queixas, outras menos em relação ao humor e desejo de chorar, outras não apresentam qualquer alteração. Segundo o Dr. Drauzio Varela, “muito do que se fala a respeito desse tema não passa de mitos criados pelo ideário popular. Desde que convenientemente assistida, a mulher menopausada pode gozar de excelente qualidade de vida”.

A menopausa deve ser encarada de maneira natural, assim como a menarca, a gravidez e outros períodos da vida feminina, primeiro porque ela é inevitável e informar-se ainda é o melhor caminho para passar por essa fase sem grandes frustrações. É importante ressaltar que nem todas as mulheres têm os sintomas(ondas de calor, insônia, depressão, diminuição do desejo sexual, ressecamento vaginal, doenças cardiovasculares entre outras). Caso tenha ainda, é possível ter boa qualidade de vida através dos tratamentos hormonais, acompanhamentos psicológicos, atividade física e dieta adequada, assim sendo, os sintomas irão se modificando até que se encontre um novo equilíbrio.

Cidade News Online


Banner6Camara municipalTupy supermercadosFarmacia avenidaBanner6Tupy supermercadosCamara municipalBanner catarinenseBanner lava jato centralAcemar 248A faixa verde 2
Titulo fixo

Cidade News Online Comunicações

Rua Eduardo Gomes da Silva - 906 - Vila Isabel - Marcelândia

(66) 9999-56308

contato@cidadenewsonline.com.br

Copyright © 2012/2021 - CIDADE NEWS ONLINE - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO PORTAL
CONTATO@CIDADENEWSONLINE.COM.BR 

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo