SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

PREVISÃO DO TEMPO

? ºC Marcelandia - MT
Titulo fixo

✦ Região

28/02/2018 10:09 Redação I Nativa News

LASAF: Unemat de Alta Floresta recebe nota A pelo Instituto Agronômico de Campinas

O Laboratório de Análises de Solo, Adubo e Foliar (LASAF) da UNEMAT, Câmpus Universitário de Alta Floresta recebeu novamente a APROVAÇÃO no Ensaio de Proficiência IAC, coordenado pelo Instituto Agronômico de Campinas. Em operação desde 1984, o Ensaio de Proficiência IAC permite que laboratórios de análise para fins agrícolas afiram seus resultados nos conjuntos analíticos de análise básica de solo para recomendação de adubação e calagem, análise de micronutrientes em solos e análise granulométrica em solos. Deste conjuntos, o LASAF obteve o direito de usar o selo de qualidade em análise básica e granulométrica. Quanto ao desempenho no Ensaio de Proficiência IAC, no total geral o LASAF concluiu seu primeiro ano de avaliação com excelência de 95%, ficando em 6º lugar no total de 136 laboratórios participantes. Tal desempenho qualifica o LASAF com nota A em análise química do solo.

 Desde o ano de 2014, o laboratório vem buscando se enquadrar nos padrões de excelência em análise química do solo, afirma o químico Guilherme Ferreira Ferbonink, responsável técnico pelo laboratório. Entregar resultados analíticos que condizem com a realidade do solo no campo é o objetivo principal de um laboratório de fertilidade do solo como o LASAF. Em busca deste objetivo, trabalhamos de maneira sistemática, capacitando todas as pessoas envolvidas no processo para desta forma se enquadrar nos mais altos níveis de qualidade.  

 “Estar credenciado nos dois maiores Programas de controle de qualidade de análises de solo do Brasil é uma grande conquista, pois são poucos os laboratórios do País que estão aptos para realizarem análises através de ambas metodologias. Esta conquista é fruto de investindo da UNEMAT na capacitação de seus servidores e na contratação de recursos humanos com elevada qualificação técnica. Isso possibilitou que o Laboratório de solos do Câmpus de Alta Floresta elevasse a qualidade de seus resultados, e como fruto disso conquistamos o selo de qualidade também no Ensaio de Proficiência IAC” afirma o coordenador do laboratório, Prof. Dr. Gustavo Caione.

Atualmente o LASAF possui, desde 2015, o selo de qualidade do programa de análise de qualidade de laboratórios de fertilidade (PAQLF) coordenado pela Embrapa Solos – RJ e desde 2016 o selo de qualidade do ensaio de proficiência para laboratórios de análise de solo, coordenado pelo IAC.

Para os próximos anos, o objetivo do laboratório é se especializar na análise bromatológica para nutrição animal devido ao aumento da demanda deste tipo de análise na nossa região. Possivelmente em 2019 almejamos participar do ensaio de proficiência para laboratório de nutrição animal promovido pela EMBRAPA pecuária sudeste.


Titulo fixo
Titulo fixo

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Cidade News Online Comunicações

Rua várzea Grande - 906 - Vila Isabel - Marcelândia

(66) 9999-41856

contato@cidadenewsonline.com.br

Copyright © 2012/2018 - CIDADE NEWS ONLINE - TODOS O OS DIREITOS RESERVADOS AO PORTAL
CONTATO@CIDADENEWSONLINE.COM.BR 

Titulo fixo
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo