SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

PREVISÃO DO TEMPO

? ºC Marcelandia - MT
Titulo fixo

✦ Região

Porto dos Gaúchos - MT 19/11/2018 07:09

Município de MT que teve o maior terremoto da história do país registra dois tremores de terra

Abalos foram de 2,3 e 2,6 graus na escala Richter. Segundo sismólogo, para ser percebido pelos cidadãos comuns, o abalo deve ter magnitude entre 3 e 3,5 graus.

 Dois tremores de terra de 2,3 e 2,6 graus na escala Richter foram registrados no município de Porto dos Gaúchos, a 644 km de Cuiabá, na terça-feira (13) e quinta-feira (15). Segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Obsis-Unb), os abalo sísmicos ocorreram durante a noite e pela madrugada.

Apesar dos abalos, os efeitos do tremores nem sempre são sentidos pelos moradores.

O fato é explicado pelo sismólogo da Obsis-Unb, Juraci Carvalho. Segundo ele, para ser percebido pelos cidadãos comuns, o abalo deve ter magnitude entre 3 e 3,5 graus na escala Richter, usada para medir a magnitude dos terremotos.

Maior terremoto do país

A região é conhecida pelos pesquisadores por ter registrado o maior tremor do Brasil no dia 31 de janeiro de 1950, quando um abalo de magnitude de 6.9 graus na escala Richter foi registrado na Serra do Tombador, a 100 km de Porto dos Gaúchos.

Apesar de ter sido considerado de forte impacto, o tremor não trouxe danos à pequena população que na época vivia nas proximidades do local onde ocorreu o abalo. Se tivesse acontecido no centro de uma cidade como Cuiabá, por exemplo, o sismo poderia derrubar casas e prédios, entre outras consequências.

O professor do Observatório Sismológico do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (Unb) e coordenador da Rede Sismográfica Centro-Norte que integra a Rede Sismográfica Brasileira, Marcelo Peres Rocha, explicou que os tremores são explicados por uma falha geológica na região.

Do G1 MT


Titulo fixo
Titulo fixo

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Cidade News Online Comunicações

Rua várzea Grande - 906 - Vila Isabel - Marcelândia

(66) 9999-41856

contato@cidadenewsonline.com.br

Copyright © 2012/2018 - CIDADE NEWS ONLINE - TODOS O OS DIREITOS RESERVADOS AO PORTAL
CONTATO@CIDADENEWSONLINE.COM.BR 

Titulo fixo
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo