✦ Brasil
Tendência

Maconha: Deputados de esquerda comemoram decisão do STF

Parlamentares falam de racismo e desencarceramento

    Deputados de esquerda usaram as redes sociais para comemorar a decisão do Supremo Tribunal Federal que, nesta terça-feira (25), conseguiu votos suficientes para descriminalizar o porte de maconha para consumo pessoal. Com esta decisão, porte deve ser caracterizado como ilícito de natureza administrativa, sem consequências penais.

A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) disse em suas redes sociais que a decisão do Judiciário é “um passo fundamental na luta contra a criminalização do usuário”.

– Esse é um passo fundamental na luta contra a criminalização do usuário e para avançarmos numa política de drogas séria, que contenha minimamente o populismo penal, o hiperencarceramento e o racismo – disse ela que já se colocou contra a PEC 45, que visa criminalizar de vez o uso de drogas.

– E precisamos ir além: mobilizar a luta contra a absurda PEC 45, proposta por bolsonaristas em um revanchismo contra o Supremo no Congresso. E seguir a batalha rumo à legalização, por políticas públicas de redução de danos, calcada na ciência e na garantia da saúde, no combate à falsa guerra às drogas que mata e encarcera negros e pobres todos os dias. Contem comigo, vamos juntos!

LEIA TAMBÉM  Desembargador aposentado chama Moraes de ‘pior pessoa do mundo’ após sentença de 14 anos para mulher que pichou estátua da Justiça com batom

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) explicou a decisão do STF para seus seguidores e disse que a regra irá proteger os usuários de maconha “do racismo” das delegacias.

– A descriminalização protege os usuários do racismo presente nas delegacias e nos tribunais. Como NÃO ocorreu a legalização, qualquer caso que tenha elementos que configurem tráfico (intenção de vender, por exemplo) ainda será julgado como tal.

O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) chamou a decisão de histórica e também criticou a PEC que está no Congresso para criminalizar o uso de drogas.

– HISTÓRICO! STF forma maioria para descriminalizar porte de maconha com Toffoli ampliando seu voto. Congresso bolsonarizado afronta o Supremo com PEC que vai no sentido contrário, mas não cabe na democracia a perseguição a usuários, negros e pobres na periferia. #descriminalizaSTF – escreveu.

A deputada federal Jandira Feghali entende que a decisão do STF “é uma medida importante para democracia e para avançarmos na separação definitiva entre usuário e traficante”. Na visão dela, a decisão do STF combate o encarceramento em massa e a lógica punitivista que setores neofundamentalistas tentam impor a toda a sociedade. Usuário não é criminoso”.
   

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo