G20: Colunista do WSJ critica Lula e fala em declínio do Brasil
Jornalista norte-americana lista problemas da gestão petista
A colunista Mary Anastasia O’Grady, do The Wall Street Journal, escreveu um texto criticando as ações do presidente Lula (PT) avaliando os riscos de ele levar o Brasil para “um buraco cada vez mais profundo”.
– O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, é um arquiteto da ideia, o que não é pouca ironia. Suas políticas, estrangeiras e domésticas, desde que assumiu o cargo em janeiro de 2023, correm o risco de levar seu país a um buraco cada vez mais profundo – escreveu.
O’Grady falou sobre a reunião do G20 e disse que “democracia e a política econômica sólida estão em declínio” sob a liderança do petista.
Outros assuntos do texto são o déficit público do Brasil, a proposta de Lula de taxar bilionários e o histórico de corrupção do Partido dos Trabalhadores. A articulista também chega a insinuar que nosso país deseja “substituir os Estados Unidos como hegemonia regional no continente sul-americano”, sem no entanto, ter a “autoridade moral e peso econômico” que são necessários.
Sobre o encontro de grandes líderes mundiais, a jornalista pontua a participação de Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, e diz que não está claro qual valor o democrata trará para o evento.