✦ Geral

Governador sanciona lei que regulamenta provas equestres em Mato Grosso

 O governador Mauro Mendes (DEM) sancionou, ontem, a lei que institui as normas e critérios para a realização e a fiscalização das atividades esportivas e culturais com a participação das espécies bovina e equina, para garantir o bem-estar dos animais em Mato Grosso. Os dados foram publicados no Diário Oficial do Estado, que circulou hoje.

O projeto de autoria do deputado Dilmar Dal Bosco (DEM) foi aprovado pelos 21 parlamentares presentes na sessão que ocorreu no dia 14 do mês passado,  na Assembleia Legislativa. A matéria já tramitava desde fevereiro.

A lei regulamenta atividades esportivas com a participação de animais como patrimônio cultural imaterial do Brasil como o rodeio, a vaquejada e expressões decorrentes de montarias, provas de laço, apartação, bulldog, provas de rédeas, provas dos três tambores, team penning e work penning, paleteadas entre outras provas como Queima do Alho e concurso do berrante, apresentações folclóricas e de músicas.

A regulamentação é a primeira do Brasil e deve servir de modelo para outros Estados. Agora, os  organizadores de provas que envolvem animais passarão a ter segurança jurídica para evitar embargos, como aconteceu em Cuiabá durante a Semana do Cavalo, realizada por haras.

LEIA TAMBÉM  Estado de SP confirma nove casos de raiva em morcegos somente em 2026

Do Só Notícias

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo