Mulheres Processam Gigante Farmacêutica por Câncer de Ovário Causado por Produto Popular
Este tipo de câncer é frequentemente diagnosticado em estágios avançados, pois seus sintomas são vagos e podem incluir indigestão, dor pélvica ou abdominal, perda de apetite, constipação e aumento da frequência urinária
Este movimento segue uma série de processos semelhantes nos Estados Unidos, que já resultaram no pagamento de bilhões de dólares em compensações pela empresa. Os advogados das reclamantes no Reino Unido alegam que o talco vendido pela Johnson & Johnson estava contaminado com amianto, uma substância cancerígena, e afirmam que a empresa sabia disso e tentou suprimir as informações.
Erik Haas, vice-presidente global de litígios da Johnson & Johnson, defendeu a posição da companhia, dizendo que a empresa “leva a questão da segurança do talco extremamente a sério e sempre levou”. Ele acrescentou: “Como mostram nossos documentos, confiamos nos protocolos de testes mais modernos por décadas e fomos totalmente transparentes com as instituições governamentais e pesquisadores acadêmicos sobre nossas descobertas. Esses achados mostram de forma consistente a ausência de contaminação por amianto no talco do Johnson’s Baby Powder e no talco usado em seus produtos.” Haas também afirmou que a ciência independente não associa o talco ao risco de câncer de ovário nem ao mesotelioma, além de afirmar que a Johnson & Johnson venceu a “grande maioria” dos processos nos Estados Unidos ou obteve vitórias em apelações.
O caso no Reino Unido é esperado para durar entre quatro e cinco anos, e algumas mulheres envolvidas estão preocupadas que não possam sobreviver até a conclusão do julgamento. O câncer de ovário é o sexto tipo de câncer mais comum no Reino Unido, com a doença matando cerca de 11 mulheres por dia no país, ou aproximadamente 4.000 mulheres por ano. Nos Estados Unidos, o número de óbitos anuais por câncer de ovário é três vezes maior, conforme dados recentes.
Este tipo de câncer é frequentemente diagnosticado em estágios avançados, pois seus sintomas são vagos e podem incluir indigestão, dor pélvica ou abdominal, perda de apetite, constipação e aumento da frequência urinária. Cerca de 93% das mulheres diagnosticadas com câncer de ovário que recebem um diagnóstico precoce sobrevivem por mais de cinco anos. Em contrapartida, apenas 13% das mulheres diagnosticadas no estágio quatro vivem por tanto tempo. Aproximadamente um quinto das mulheres com câncer de ovário são diagnosticadas nas emergências, muitas vezes quando o tratamento já não é mais eficaz.
O desenrolar desse caso pode ter repercussões significativas para a Johnson & Johnson, que enfrenta uma batalha legal crescente sobre a segurança de seus produtos.