✦ Brasil
Tendência

Governo Lula convoca embaixador após Milei chamar Moraes de ‘lixo careca’

Reação ocorre um dia depois da participação do presidente argentino na convenção que tornou Flávio canditato ao Planalto

    O governo Lula (PT) reagiu às declarações do presidente da Argentina, Javier Milei, e convocou neste domingo (26) o embaixador do Brasil em Buenos Aires, Julio Bitelli, para prestar esclarecimentos sobre a relação entre os dois países.

A decisão ocorre um dia após o argentino participar da convenção nacional do Partido Liberal (PL), em São Paulo, que oficializou a candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência da República.

Durante o discurso, Milei voltou a defender o liberalismo econômico, criticou governos de esquerda na América Latina e afirmou que a região vive uma mudança política impulsionada pelo que chamou de “onda azul”.

O momento de maior repercussão ocorreu quando Milei chamou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, de “lixo careca”.

O argentino foi impedido por Moraes de visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre pena em prisão domiciliar. Na última semana, a defesa de Bolsonaro solicitou autorização para que Milei pudesse encontrá-lo. O pedido foi analisado e negado pelo relator do processo.

Ao comentar a decisão, o presidente argentino afirmou que “a Justiça brasileira não me permitiu visitar meu amigo injustamente encarcerado”, comparando o caso à situação de Lula, que recebeu visitas de líderes estrangeiros enquanto esteve preso, entre eles o então presidente da Argentina, Alberto Fernández.

LEIA TAMBÉM  Lindbergh vai à PGR contra Flávio por Milei e IA de Bolsonaro

“Isso não é nada além de mais uma clara demonstração da injustiça de sua detenção e do caráter vingativo de seus responsáveis”, declarou Milei diante dos apoiadores presentes na convenção.

As declarações provocaram reação do presidente do STF, ministro Edson Fachin. Em nota, o magistrado classificou a fala como uma “referência desrespeitosa a magistrado da mais alta Corte do País, feita em solo brasileiro”.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo