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Bolsa Família: saiba como contestar transferência indevida em caso de golpe

O MDS reforça que não envia links direcionando os beneficiários a outros sites e que quaisquer mensagens adicionais, como SMS ou WhatsApp, são comunicadas previamente aos estados e municípios pelos canais oficiais.

     Os beneficiários do Programa Bolsa Família que foram vítimas de golpes que resultaram na retirada indevida de dinheiro de suas contas têm três opções para contestar a transferência, conforme orientado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) no Informe nº 53, publicado em 28 de agosto.

A Caixa Econômica Federal, responsável pelo pagamento do benefício, é a instituição que deve ser procurada para essas medidas.

As vítimas podem comparecer pessoalmente a uma agência da Caixa, munidas de CPF e documento de identificação; utilizar o aplicativo Caixa TEM, onde é possível contestar a transação após seguir os passos indicados, com um prazo de análise de até 10 dias úteis; ou ligar para o SAC Caixa no telefone 0800 726 0101, opção 6, fornecendo CPF, número da conta, data e valor da transação questionada.

O MDS também recomenda que famílias que possam ter sido vítimas de invasão de celulares registrem um Boletim de Ocorrência, que pode ser feito tanto presencialmente quanto online.

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Para prevenir novas vítimas, o ministro Wellington Dias destacou que a comunicação oficial com as famílias é realizada por mensagens nos extratos bancários e no aplicativo do Programa Bolsa Família. O ministro alertou que o MDS não envia SMS ou mensagens de texto pedindo para clicar em links, e orientou que, em caso de golpe, as vítimas devem procurar a Caixa Econômica e registrar um boletim de ocorrência para que o caso seja analisado, podendo haver ressarcimento se for comprovada falha no sistema.

O MDS reforça que não envia links direcionando os beneficiários a outros sites e que quaisquer mensagens adicionais, como SMS ou WhatsApp, são comunicadas previamente aos estados e municípios pelos canais oficiais. Além disso, o Programa Bolsa Família não realiza ligações telefônicas de nenhum tipo. Para esclarecimentos, os beneficiários podem entrar em contato com a Central de Relacionamento do MDS pelo número 121.

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