✦ Mundo
Tendência

Governo Trump anuncia retirada dos EUA da Unesco em 2026

Presidente afirmou que adesão à organização não contribui para interesses nacionais dos EUA

    O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (22) a retirada de seu país da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com efeito a partir de 31 de dezembro de 2026, alegando que a adesão à organização não contribui para seus interesses nacionais.

– Hoje, os Estados Unidos informaram à diretora-geral, Audrey Azoulay, sobre sua decisão de se retirar da Unesco. Continuar participando da Unesco não é do interesse nacional dos EUA – indicou a porta-voz do Departamento de Estado, Tammy Bruce, em um comunicado.

A porta-voz insistiu que a agência internacional trabalha “para promover causas sociais e culturais divisivas” e seu “foco desproporcional” na “agenda globalista” proposta pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que, advertem, contradizem a política externa de “EUA primeiro” promovida por Trump.

– A decisão da Unesco de admitir o Estado da Palestina como Estado-membro é extremamente problemática, contrária à política americana e contribuiu para a proliferação da retórica anti-israelense dentro da organização – insiste o comunicado.

LEIA TAMBÉM  Alexandre Ramagem é solto nos EUA e frustra planos de extradição do governo brasileiro

Trump, que já havia anunciado a retirada do país da Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro, tomou ações semelhantes durante seu primeiro mandato (2017-2021), encerrando as participações na Unesco, na OMS, no Conselho de Direitos Humanos da ONU, no Acordo de Paris sobre mudança climática e no pacto nuclear com o Irã.

Após assumir o poder em 2021, o agora ex-presidente Joe Biden reverteu essas decisões e trouxe o país de volta à Unesco, à OMS e ao pacto sobre o clima.

Segundo a porta-voz do Departamento de Estado, a partir deste momento a participação de Washington em organismos internacionais se “centrará em promover os interesses americanos com clareza e convicção”.

Os EUA continuarão sendo membro pleno da Unesco até 31 de dezembro de 2026, dia em que a retirada entrará em vigor, especificou no comunicado.

Pouco depois do anúncio, a diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, disse lamentar profundamente a decisão do presidente Trump de retirar novamente seu país da organização, mas assegurou que estavam preparados para isso, inclusive em nível orçamentário.

LEIA TAMBÉM  Alexandre Ramagem é solto nos EUA e frustra planos de extradição do governo brasileiro

Esta seria a terceira retirada dos EUA da Unesco, depois que o então presidente Ronald Reagan ordenou a saída em 1984 sob acusações de “politização excessiva” da organização.

*EFE

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo