✦ Marcelândia
Tendência

Marcelândia: Palestra sobre Brucelose é realizada nas dependências da Vigilância em Saúde

A brucelose humana é causada por bactérias do gênero Brucella spp. da família Brucellaceae.

   Foi realizada nesta quarta-feira,10, uma palestra sobre brucelose na sala de reunião da vigilância em saúde. A palestra foi direcionada para os agentes de combate a endemias e abordou as zoonoses.

A palestra foi ministrada pela Fiscal de Inspeção e Vigilância Sanitária Dorilane Gaúna. Para a equipe de vigilância em saúde, a palestra foi importante para sensibilizar os agentes de combate a endemias sobre os cuidados que devem ser adotados no dia a dia de trabalho, para evitar a contaminação pela bactéria da brucelose, visto, que os mesmos também estão expostos aos riscos por manejarem animais em época de vacinação canina.

A brucelose é uma zoonose, então podem ser transmitidas tanto para animais quanto para seres humanos e podem ser fatais. A transmissão pode acontecer principalmente através do consumo do leite ou qualquer derivado vindo de um animal infectado, bem como através da ingestão de carne malcozida ou crua. Também é importante ressaltar que não é somente os bovinos que transmite a doença, mas a grande parte dos mamíferos podem ser acometidos pela bactéria da Brucella, por isso a importância de conscientização também dos agentes da dengue, pois ao vacinar um animal doente pode ser exposto também a contaminação, bem como acidente com vacinas podem acontecer.

Através dessa palestra ficou evidente a questão dos cuidados que todos devem adotar para a manutenção da sua saúde, a da sua família e também a da comunidade da qual fazem parte.

Saiba mais sobre essa doença

A brucelose humana é uma doença que pode ser transmitida ao ser humano por animais terrestres e aquáticos infectados. Na maioria das vezes, a doença é transmitida ao homem por contato direto ou indireto com animais e seus produtos derivados contaminados. Os seres humanos são apenas alguns dos possíveis hospedeiros. Neste caso, hospedeiros finais. Considerada uma das zoonoses mais comuns do planeta, de ampla distribuição e significância mundial, apresenta alta prevalência em alguns países e regiões, como a América do Sul.

LEIA TAMBÉM  Marcelândia: Cícero Roberto faturou o prêmio de R$ 1.500,00 do Posto Trevão na manhã do último sábado(19)

Importante:  Embora a brucelose humana chame atenção dos sistemas de saúde em todo o mundo por ser uma doença que apresenta importantes impactos, desde o ponto de vista ocupacional, problemas sanitários e até prejuízos econômicos, ela ainda é pouco conhecida, de difícil diagnóstico, subnotificada e negligenciada.

Gravidez: A infeção por brucelose humana durante a gravidez é rara, mas pode causar aborto, particularmente, durante o primeiro e o segundo trimestres. Sendo assim, mulheres devem receber tratamento médico imediato e as gestantes devem fazer o pré-natal adequadamente.

CAUSA

A brucelose humana é causada por bactérias do gênero Brucella spp. da família Brucellaceae. Possui alta prevalência em ambientes ocupacionais e é citada na lista de doenças relacionadas ao trabalho, segundo a Portaria nº 1.339/1999, do Ministério da Saúde. A doença, que é responsável por incapacidade para o trabalho ou diminuição do rendimento profissional, atinge principalmente trabalhadores que manejam animais e da cadeia de produção de laticínios, carnes e seus derivados.

Como a bactéria possui múltiplas rotas de infecção, sendo que os mamíferos são os principais hospedeiros naturais, gera um cenário de difícil controle e de real ameaça para a saúde pública, qualidade de vida e sobrevivência de pessoas e animais. 

De forma geral, a doença acomete com maior frequência aos trabalhadores rurais (ex: vaqueiros, boiadeiros, vacinadores, tratadores de animais, produtores de carne, leite e queijo), veterinários, trabalhadores de frigorifico (ex. abatedores) e trabalhadores de laboratórios.

LEIA TAMBÉM  Marcelândia: Cícero Roberto faturou o prêmio de R$ 1.500,00 do Posto Trevão na manhã do último sábado(19)

EFEITO

Devido às características próprias da doença, muitos casos não são identificados em razão de diagnósticos imprecisos. Por isso, muitas vezes, é tratada como outras doenças ou “febre de origem desconhecida”. Diante disso, é de extrema importância realizar a investigação epidemiológica e sanitária, para avaliar uma possível vinculação e exposição no ambiente de trabalho do paciente, além do consumo de alimentos lácteos sem tratamento térmico adequado, como a pasteurização e a fervura.

Os testes laboratoriais são necessários para confirmar o diagnóstico, sendo utilizados diversos métodos de análise, como a cultura da bactéria, sorologia e PCR. O exame de sangue, nesse caso, é fundamental.

Importante: Se você for profissional que atua em áreas de risco ou suspeita que tenha ingerido algum tipo de alimento contaminado, informe ao médico no momento da consulta para facilitar o diagnóstico.

SINTOMAS

Com a capacidade para afetar diversos órgãos e sistemas, a brucelose humana pode simular ou se assemelhar a outras infecções e doenças não infecciosas. Alguns dos sinais e sintomas mais comuns são:

  • Febre;
  • Mal-estar;
  • Sudorese (noturna e profusa);
  • Calafrios;
  • Fraqueza;
  • Cansaço;
  • Perda de peso;
  • Dores (de cabeça, articulares, musculares, no abdômen e nas costas)

Por serem sinais e sintomas comuns a outras doenças, isso pode dificultar o diagnóstico. No entanto, a doença pode causar sintomas inespecíficos ou gerar uma infecção sem sintomas nos pacientes.

O período de incubação da brucelose humana varia entre 5 e 60 dias, podendo durar por até dois anos.

Ministério da Saúde

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br