✦ Política
Tendência

Entenda o Projeto de Lei ‘Véio da Havan’ Apresentado por Guilherme Boulos

Boulos já iniciou a coleta de assinaturas em um abaixo-assinado para aumentar a pressão popular pela aprovação do projeto.

    O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) protocolou, na última terça-feira (4), na Câmara dos Deputados, um projeto de lei que visa penalizar empresas que financiem tentativas de golpe de Estado.

O projeto prevê que empresas envolvidas em tais atividades fiquem proibidas de participar de licitações e celebrar contratos com a administração pública por um período de até 20 anos. As condutas especificadas no projeto incluem o financiamento, organização, realização ou participação em manifestações contra a democracia e a ordem constitucional, além da promoção e incitação de mensagens golpistas e o fornecimento de suporte logístico ou material.

Boulos disse que o projeto leva o nome de Luciano Hang, empresário conhecido como “Véio da Havan”, após ser citado em uma delação de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro. 

“O Véio da Havan é um exemplo didático e cristalino desse perfil que queremos combater. Ele foi citado na delação de Mauro Cid como um dos empresários que pediram para Bolsonaro virar a mesa após a vitória de Lula nas eleições de 2022, além de estar sendo investigado por participar de um grupo golpista no WhatsApp. Suas lojas também foram pontos de concentração de golpistas. Isso é inaceitável”, afirmou Boulos.

Boulos já iniciou a coleta de assinaturas em um abaixo-assinado para aumentar a pressão popular pela aprovação do projeto.

Em resposta, Luciano Hang criticou o projeto, classificando-o como “um absurdo” e repleto de falsas acusações. “A população enxerga a integridade das pessoas, e o próprio histórico do deputado demonstra isso — afinal, não foi eleito prefeito de São Paulo. Me causa espanto que alguém com essa mentalidade ocupe um cargo de deputado federal”, disse o empresário.

Hang ainda afirmou que nunca participou de licitações públicas e defendeu seu direito à liberdade de expressão. “O Véio da Havan também tem o direito e a liberdade de expressar suas opiniões, o que parece incomodar quem, como Boulos, está acostumado a pensar mal dos outros. No fim das contas, as pessoas projetam nos outros aquilo que carregam dentro de si”.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo