✦ Brasil
Tendência

Por unanimidade, STF decide rejeitar denúncia contra Gleisi

Decisão foi tomada após a Procuradoria-Geral da República mudar de posicionamento sobre o caso

    O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por unanimidade, em julgamento concluído nesta sexta-feira (23) no Plenário Virtual da Corte, rejeitar a denúncia oferecida em 2017 pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra a deputada e presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), e o ex-ministro Paulo Bernardo. O caso em questão ficou conhecido como “Quadrilhão do PT”.

Gleisi era acusada de ter recebido caixa dois de R$ 1 milhão na campanha ao Senado que ela realizou em 2010. O ex-ministro, na época marido da petista, foi acusado de ser o responsável por negociar os supostos pagamentos. Na ocasião, a atual presidente do PT foi eleita para o cargo.

Apesar de ter apresentado a denúncia, a própria Procuradoria-Geral da República (PGR) mudou o posicionamento e, desde março deste ano, passou a defender a rejeição das acusações. Na argumentação, a PGR sustentou que a denúncia teria sido fundamentada apenas nos depoimentos de delatores e que não foi comprovada por outros elementos.

No julgamento, o ministro Edson Fachin, relator do caso, argumentou que a denúncia “sucumbe” com o recuo da PGR e que, por essa razão, ela deveria ser rejeitada com base no artigo 395 do Código de Processo Penal, o que acabou sendo concretizado com os votos dos demais integrantes da Suprema Corte.

LEIA TAMBÉM  Projeto de Lei que suspende CNH de criminosos avança no Senado

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br