✦ Brasil

STF forma maioria a favor da autonomia do Banco Central

Plenário recusou questionamento da ação protocolada pelo PT e Psol

  Os ministros do Supremo Tribunal Federal formaram maioria a favor da lei de autonomia do Banco Central (BC). O plenário concluiu nesta quinta-feira, 26, a análise da ação movida pelo PT e pelo PSOL, questionando o projeto aprovado pelo Congresso Nacional em fevereiro deste ano e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro.

O ministro relator, Ricardo Lewandowski já tinha votado na quarta-feira 25, concordando com os argumentos dos partidos; Rosa Weber acompanhou seu voto.

Já os ministros Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Nunes Marques, Alexandre de Moraes, Edson Fachin e Cármen Lúcia foram favoráveis pela autonomia do BC.

Proposta

A principal mudança das novas regras é a adoção de mandatos de quatro anos para o presidente e diretores do BC, que ocorrerão em ciclos não coincidentes com a gestão do presidente da República. Atualmente, sem um prazo definido, o líder do Executivo pode nomear o presidente do BC e retirá-lo do cargo quando quiser.

Especialistas acreditam que a regra protege a política monetária de influências político-partidárias e traz mais credibilidade ao BC frente aos investidores estrangeiros.

LEIA TAMBÉM  Projeto de Lei que suspende CNH de criminosos avança no Senado

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br