EUA impõem novas sanções contra o ditador Daniel Ortega
Como resultado das sanções do Tesouro, todas as propriedades e qualquer transação sob a lei norte-americana da Direção Geral de Minas e Cerna estão bloqueadas
Os Estados Unidos sancionaram nesta segunda-feira (24) a Direção Geral de Minas da Nicarágua e Lenín Cerna, assessor o ditador nicaraguense Daniel Ortega, em retaliação pela prisão de presos políticos no país centro-americano.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden , também assinou uma nova ordem executiva que permite que seu governo amplie as sanções contra a Nicarágua , informou o Departamento do Tesouro em comunicado.
A Direção Geral de Minas, vinculada ao Ministério de Energia e Minas da Nicarágua , tem sido usada pela ditadura Ortega para administrar o setor de mineração, contornando as sanções que os EUA impuseram em junho passado à empresa estatal Empresa Nicaragüense de Minas (Enimines). .
O Tesouro dos EUA acusa as autoridades nicaragüenses de usar os lucros da produção e venda de ouro para “oprimir o povo nicaraguense” e até “apoiar a invasão da Ucrânia lançada pela Rússia ”.
A decisão de Biden de se concentrar na indústria de ouro da Nicarágua pode privar o governo de Ortega de uma de suas principais fontes de financiamento. O ouro foi a principal exportação do país em 2020 e o país, já o maior produtor do metal precioso na América Central, busca dobrar a produção nos próximos cinco anos.
Por sua parte, Cerna é considerado “um confidente próximo” de Ortega , envolvido em vários casos de assassinato e tortura quando era chefe da Segurança do Estado na década de 1980, disse o Tesouro.
Cerna, que foi punido por ser funcionário da ditadura nicaraguense, estaria envolvido no assassinato em 1979 do coronel Pablo Emilio Salazar , chefe da guarda presidencial do ditador nicaraguense Anastasio Somoza (1974-1979).
Como resultado das sanções do Tesouro, todas as propriedades e qualquer transação sob a lei norte-americana da Direção Geral de Minas e Cerna estão bloqueadas .
A ordem executiva assinada por Biden também dá ao Tesouro autoridade para punir outras pessoas ligadas ao setor de ouro na Nicarágua e para proibir investimentos dos EUA em outros setores da economia nicaraguense.
O subsecretário do Tesouro para Terrorismo e Inteligência Financeira, Brian Nelson , atacou em um comunicado contra “os repetidos ataques do regime à democracia e a membros da sociedade civil, bem como a detenção injustificada de presos políticos”.