✦ Mundo
Tendência

Exército anuncia golpe na Bolívia; presidente defende a democracia

Comandante já anunciou o desejo de criar um novo gabinete de ministros

Nesta quarta-feira (26), tanques do Exército e militares armados invadiram o palácio presidencial da Bolívia após ordem do comandante geral do Exército do país, Juan José Zuñiga, que ameaçava retirar as autoridades do poder.

Em uma entrevista a uma rede de TV local, Zuñiga falou que “as coisas vão mudar” no país.

– Os três chefes das Forças Armadas vieram expressar a nossa consternação. Haverá um novo gabinete de ministros, certamente as coisas vão mudar, mas o nosso país não pode continuar assim.

Segundo a agência de notícias Reuters, unidades do Exército foram vistas agrupadas em praças e ruas de La Paz e o presidente do país, Luis Arce, denunciou uma tentativa de golpe de Estado.

– Denunciamos mobilizações irregulares de algumas unidades do Exército boliviano. A democracia deve ser respeitada – disse o presidente no X.

O vice-presidente da Bolívia, David Choquehuanca, também emitiu um comunicado, mas falando para que a comunidade internacional se levante contra o golpe dos militares.

– Denunciamos à comunidade internacional que na Bolívia está ocorrendo um golpe de Estado contra nosso governo democraticamente eleito.

LEIA TAMBÉM  Lula fica de fora da lista dos 100 mais influentes da revista Time
 Foto: EFE/ Luis Gandarillas

APOIO INTERNACIONAL
O representante da Bolívia na Organização dos Estados Americanos (OEA), Héctor Arce, alertou a comunidade internacional sobre uma “situação de emergência” em seu país depois do posicionamento de tropas militares em frente à sede do governo.

– Esta é uma situação de emergência. Não temos golpes militares na América Latina há mais de 40 anos, e peço que isso seja encarado com a devida responsabilidade e seriedade pela Organização dos Estados Americanos, cujo objetivo supremo deve ser sempre a defesa da democracia – disse o representante boliviano.

Foto: EFE/Luis Gandarillas

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo