✦ Mundo
Tendência

Nicarágua anuncia que libertará prisioneiros após pressão dos EUA

Comunicado foi feito neste sábado

   O Ministério do Interior da Nicarágua disse, neste sábado (10), que o país libertaria dezenas de prisioneiros, enquanto os Estados Unidos aumentavam a pressão sobre o ditador Daniel Ortega, uma semana após prenderem o ditador venezuelano Nicolás Maduro.

Na última sexta-feira (9), a embaixada dos EUA na Nicarágua disse que a Venezuela deu um passo importante em direção à paz ao libertar o que descreveu como “prisioneiros políticos”. Mas lamentou que, na Nicarágua, “mais de 60 pessoas permanecem injustamente detidas ou desaparecidas, incluindo pastores, trabalhadores religiosos, doentes e idosos”.

O Ministério do Interior da Nicarágua também disse neste sábado, em um comunicado, que “dezenas de pessoas que estavam no Sistema Penitenciário Nacional estão retornando para suas casas e famílias”.

Uma ONG que compila relatórios de violações de direitos humanos no país latino-americano afirmou, na última sexta, que ao menos 61 pessoas foram presas na Nicarágua após comemorarem ou demonstrarem apoio à captura de Maduro nas redes sociais. As prisões foram registradas em nove estados do país.

LEIA TAMBÉM  França desmantela rede de espionagem chinesa que operava com antenas parabólicas perto de instalações militares

O governo nicaraguense tem realizado uma repressão contínua desde os protestos em massa em 2018, que foram violentamente reprimidos, e prendeu adversários, líderes religiosos e jornalistas.

No últimos oito anos, foram fechadas mais de 5 mil organizações, em grande parte religiosas, e milhares foram forçados a fugir do país.

*Com informações AE

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo