✦ Eleições 2026
Tendência

Juntos, candidatos da “3ª via” não chegaram a 8% dos votos

Segundo turno será entre Flávio Bolsonaro e Lula

    Nenhum dos candidatos à Presidência da República que não avançaram para o segundo turno da eleição ultrapassou 3% dos votos válidos neste domingo (4). Com os resultados somados, Augusto Cury, (Avante), Renan Santos (Missão), Ronaldo Caiado (PSD) e Romeu Zema (Novo) obtiveram 7,58% da preferência do eleitorado.

O candidato do Avante, que chegou a registrar 11% das intenções de voto em agosto e seguiu alcançando dois dígitos em levantamentos até o início de setembro, recebeu 2,9% dos votos válidos neste domingo.

Cury votou por volta das 11 horas de ontem, em Colina, no interior de São Paulo, afirmando esperar uma “surpresa positiva” na eleição. Com 99,88% das urnas apuradas, o escritor concentrava 3,4 milhões de votos.

Depois de votar, Cury afirmou a jornalistas que o cenário político atual gera preocupação entre os brasileiros em relação ao futuro do país.

Após a apuração, o candidato do Avante publicou uma nota em que declarou torcer para que o vencedor da eleição presidencial “governe pensando em um Brasil de esperança”, mas não declarou se apoiará o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Inácio Lula da Silva, ou do Partido Liberal (PL), Flávio Bolsonaro, no segundo turno da eleição.

– Quem ganhar, torço para que governe pensando em um Brasil de esperança. Que considere as ideias e os projetos que apresentamos para construir um país mais justo, e que governe com inteligência e senso de justiça, tendo como prioridade as dores de mais de 210 milhões de brasileiros – escreveu.

LEIA TAMBÉM  Marcelândia (MT): veja resultado da apuração da votação para senador na cidade

Na nota, Cury cumprimentou “os dois candidatos que conquistaram, nas urnas, o direito de disputar o segundo turno”.

RENAN
O candidato do Missão à Presidência obteve 2,25% da preferência do eleitorado, alcançando mais de 2,6 milhões de votos. Renan votou na manhã de domingo, na Zona Sul de São Paulo. Ele chegou à seção eleitoral, no bairro de Vila Friburgo, por volta das 10h30, acompanhado de apoiadores.

Ao chegar para votar, o candidato do Missão afirmou que a eleição de 2026 foi a mais “bizarra de todas”.

– Vocês estão presenciando a eleição mais estranha desde a redemocratização. É a pior eleição desde a redemocratização – disse o candidato.

Renan criticou a ausência de debates ao longo da campanha.

– Foi uma eleição vazia, e ela foi construída para ser uma eleição vazia, porque as forças políticas que são majoritárias estão envolvidas em escândalos de corrupção gigantescos e não querem a discussão – afirmou.

E completou:

– Foi uma eleição em que os candidatos fingiram demência o tempo todo.

CAIADO
Após a consolidação do resultado da eleição, o ex-governador de Goiás e candidato do Partido Social Democrático (PSD) afirmou que se manifestará sobre seu posicionamento no segundo turno apenas após se reunir com o presidente do seu partido, Gilberto Kassab (PSD).

– Vou guardar a minha coerência. Não vou me pronunciar sem me reunir com Kassab – afirmou Caiado numa entrevista coletiva.

LEIA TAMBÉM  Conheça os 24 deputados estaduais eleitos por Mato Grosso em 2026

Caiado ficou em quinto lugar na disputa presidencial com mais de 2,6 milhões de votos (2,19%).

ZEMA
O presidenciável do Novo terminou a disputa ao Palácio do Planalto em sexto lugar, com pouco mais de 326 mil votos no primeiro turno (0,27%). O resultado, o pior de seu partido em uma corrida presidencial desde sua estreia, em 2018, significou uma derrota pessoal para o ex-governador de Minas.

Zema entrou na cabine de votação, em Araxá (MG), segurando um celular, o que é proibido. O Ministério Público Eleitoral (MPE) ingressou com uma ação contra o candidato após ele ser flagrado com o aparelho em mãos diante da urna.

O postulante do Novo ironizou a ação nas redes sociais.

– Mas se eu tivesse roubado um celular e falasse que era pra comprar uma cervejinha estaria tudo bem. Mais um dia de Brasil – postou no X.

Anteriormente, Zema disse que não havia sido alertado pelos mesários sobre a proibição e negou ter feito fotografias ou registros durante o voto. O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) informou que o episódio será apurado.

O ministro Kassio Nunes Marques, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirmou que intercorrências com celular são comuns e afirmou que a Justiça Eleitoral tomará providências.

Zema afirmou que não foi alertado sobre o veto ao uso do aparelho e disse que havia temas mais importantes para serem debatidos na eleição.

*AE

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo