✦ Justiça
Tendência

Corregedor derruba decisão do TSE e libera canal de Janones

Decisão foi comemorada no canal que com mais de 3,4 milhões de pessoas

    Neste domingo (11), o ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, corregedor-geral da Justiça Eleitoral, suspendeu a decisão de Kassio Nunes Marques que determinava a retirada do canal “Exército do Lula” do WhatsApp. Com a medida liminar, o espaço administrado pelo deputado federal André Janones (Rede-MG) pode voltar a funcionar.

A decisão de Cueva ainda será analisada pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), responsável por dar a palavra final sobre o caso.

O canal reúne mais de 3 milhões de inscritos e é usado para divulgar conteúdos de apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Entre as publicações estão vídeos, áudios e orientações destinadas à militância durante a campanha eleitoral, incluindo desinformação e notícias falsas contra Flávio Bolsonaro (PL).

Mais cedo, Nunes Marques havia determinado a suspensão da ferramenta após um pedido da campanha do candidato do PL. A solicitação apontava suspeitas de divulgação de informações falsas e de ataques contra o candidato.

Na decisão inicial, o presidente do TSE mencionou conteúdos relacionados a uma falsa ligação de Flávio com milícias, à polêmica envolvendo Nossa Senhora Aparecida e à relação entre o salário mínimo e as aposentadorias.

Ao rever a medida, Cueva considerou que não havia elementos suficientes para justificar uma restrição tão ampla. Por isso, determinou o restabelecimento do canal, incluindo a possibilidade de novas publicações e da entrada de participantes.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo