EUA: Flávio diz que Trump não vê “democracia plena” no Brasil
Fala foi feita ao jornal The Washington Post

Em entrevista publicada neste sábado (7) pelo jornal The Washington Post, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está convencido de que o Brasil deixou de ser uma democracia plena. O parlamentar está nos Estados Unidos após perder as eleições presidenciais, cujo resultado contesta, e recebeu autorização para permanecer no país.
– Trump está convencido de que o Brasil não é mais uma democracia plena – declarou Flávio ao comentar a visão do presidente americano sobre as instituições brasileiras.
O senador afirmou que decidiu ir para os Estados Unidos porque acredita que poderá se manifestar livremente, sem receio de ser preso. Ao comparar a situação dos dois países, ele mencionou os caminhos políticos diferentes de seu pai, Jair Bolsonaro, e de Trump, que também contestaram resultados eleitorais após derrotas.
– As instituições americanas ainda funcionam. Já no Brasil, elas deixaram de funcionar – disse Flávio.
O parlamentar também questionou a avaliação das autoridades eleitorais brasileiras sobre a votação. Segundo ele, não seria possível garantir que não houve fraude no processo que resultou na vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O senador também citou as críticas feitas por Trump à eleição brasileira. O presidente americano já havia classificado a disputa como uma “vergonha” e “fraudada”, sem apresentar provas para sustentar as acusações.
– Eles [os democratas] são, acho, os maiores fraudadores de eleições da história. Embora o Brasil também esteja fazendo um bom trabalho nisso, não é? Você viu aquilo? Eu não tomei partido, mas não pareceu muito bom – declarou o presidente dos EUA, dois dias após o segundo turno no Brasil.
![]()



