✦ Mundo
Tendência

Tragédia na Colômbia: Número de mortos ultrapassa 100 após forte terremoto

Tremor de magnitude 7,4 devastou regiões do país nesta segunda-feira (10). O departamento de Risaralda é o mais afetado, com 42 mortes confirmadas. Reflexos do abalo foram sentidos em Manaus.

    O terremoto de magnitude 7,4 que atingiu a Colômbia nesta segunda-feira (10) já deixou ao menos 111 mortos, segundo o balanço atualizado das autoridades locais. O epicentro do abalo foi registrado em San José del Palmar, no departamento de Chocó, a uma profundidade de 110 km, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Diante da gravidade da situação, o governo colombiano declarou situação de emergência nacional em todo o território. A medida visa agilizar a mobilização de recursos financeiros e coordenar as ações de socorro em todos os níveis do Estado. A decisão foi aprovada por unanimidade após reunião do presidente da República com o Comitê Nacional para o Manejo de Desastres e o gabinete ministerial.

Balanço de vítimas por regiões Os dados oficiais compilados junto às autoridades regionais apontam o cenário da tragédia:

  • Risaralda: 42 mortos (departamento mais afetado)

  • Valle del Cauca: 27 mortos

  • Chocó: 4 mortos

  • Manizales (Caldas): 2 mortos

  • Medellín (Antioquia): 1 morto

Em Cali, capital de Valle del Cauca, a situação é dramática. Pelo menos 20 prédios desabaram e há dezenas de pessoas soterradas sob os escombros, segundo o prefeito Alejandro Éder. Já em Pereira, imagens fortes que circulam na internet registraram o exato momento do colapso de um edifício em frente ao Parque de Bolívar.

Danos na infraestrutura e resposta A autoridade de aviação civil colombiana informou que os aeroportos de Pereira, Manizales, Quibdó, Armenia, Cartago e Buenaventura sofreram danos estruturais e tiveram suas operações totalmente suspensas para vistorias de segurança. Cerca de uma hora após o abalo principal, uma réplica de magnitude 5,0 voltou a assustar a população.

O presidente colombiano informou que viajará nas próximas horas a Pereira para acompanhar de perto os trabalhos de resgate. Esta segunda-feira marca o primeiro dia útil do novo mandato de seu governo. A Unidade Nacional para a Gestão do Risco de Desastres (Ungrd) segue mapeando as áreas afetadas para emitir um relatório situacional completo.

O tremor também cruzou fronteiras e foi sentido fortemente no Equador e na Venezuela. No Brasil, moradores de prédios mais altos em Manaus, no Amazonas, relataram ter sentido a oscilação das estruturas. O sistema de alerta de tsunamis dos Estados Unidos descartou qualquer risco de ondas gigantes na costa do Pacífico.

O impacto do terremoto cruzou fronteiras: reflexos do tremor foram sentidos no Equador, na Venezuela e em Manaus, capital do Amazonas, no Brasil, onde moradores de prédios altos relataram oscilações. O sistema de alerta de tsunamis dos EUA descartou o risco de ondas gigantes na costa do Pacífico.

Resposta do governo O presidente da Colômbia informou que assumiu a liderança na coordenação da resposta à tragédia e viajará a Pereira para acompanhar de perto os trabalhos de busca e salvamento.

Especialistas em geologia apontam que, embora a Colômbia esteja localizada próxima à extremidade de uma placa tectônica e na região do “Círculo de Fogo do Pacífico”, tremores dessa magnitude e com alto poder de destruição não são comuns no país.                                                    

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo