✦ STF
Tendência

STF valida pena maior para quem ofender servidores públicos no exercício da função

A decisão seguiu a corrente formada pelos ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Nunes Marques, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e Gilmar Mendes.

    O Supremo Tribunal Federal (STF) validou nesta quinta-feira (5) a aplicação de aumento de pena para crimes contra a honra — calúnia, difamação e injúria — quando cometidos contra servidores públicos no exercício de suas funções. A regra também vale para presidentes do Senado, da Câmara dos Deputados e do próprio STF.

A decisão seguiu a corrente formada pelos ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Nunes Marques, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e Gilmar Mendes. “Os servidores públicos passam a ter maior exposição a críticas, mas essas não podem ser criminosas”, afirmou Flávio Dino durante a sessão.

O relator aposentado, Luís Roberto Barroso, havia defendido anteriormente que o aumento de pena fosse aplicado apenas ao crime de calúnia, mas a maioria optou por estender a medida a todos os delitos contra a honra. A ministra Cármen Lúcia e o ministro André Mendonça acompanharam Barroso, enquanto o presidente do STF, Edson Fachin, defendeu a invalidação total da regra.

O ministro Nunes Marques ressaltou que a norma não impede a crítica aos agentes públicos. “Não há crime contra a honra na hipótese do exercício de crítica dirigida contra o servidor, ainda que de forma ácida, rude ou grosseira”, declarou. Segundo ele, a previsão legal é uma opção legítima do legislador para proteger a atuação funcional do servidor.

LEIA TAMBÉM  Alexandre de Moraes dá um passo atrás sobre decisão de novas regras para o Coaf

A análise surgiu a partir de uma ação apresentada pelo partido Progressistas em 2015, que questionou um trecho do Código Penal que permite aumentar a pena em até um terço quando os crimes de calúnia, difamação ou injúria são cometidos contra funcionários públicos em razão da função que exercem.

Para a sigla, a regra violaria princípios constitucionais, como a liberdade de expressão, restringindo a crítica e opiniões sobre servidores públicos. “A crítica, a opinião ou mesmo o simples desabafo, voltados contra o funcionário público, são imprescindíveis para o próprio exercício da cidadania”, afirmou o partido.

De acordo com o Código Penal, os crimes contra a honra têm penas definidas da seguinte forma:

  • Calúnia: de seis meses a dois anos;

  • Difamação: de três meses a um ano;

  • Injúria: de um a seis meses.

Com a decisão do STF, essas punições podem ser majoradas em até um terço quando houver envolvimento de servidores públicos no exercício de suas funções.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo