✦ Marcelândia
Tendência

Marcelândia: Palestra sobre Brucelose é realizada nas dependências da Vigilância em Saúde

A brucelose humana é causada por bactérias do gênero Brucella spp. da família Brucellaceae.

   Foi realizada nesta quarta-feira,10, uma palestra sobre brucelose na sala de reunião da vigilância em saúde. A palestra foi direcionada para os agentes de combate a endemias e abordou as zoonoses.

A palestra foi ministrada pela Fiscal de Inspeção e Vigilância Sanitária Dorilane Gaúna. Para a equipe de vigilância em saúde, a palestra foi importante para sensibilizar os agentes de combate a endemias sobre os cuidados que devem ser adotados no dia a dia de trabalho, para evitar a contaminação pela bactéria da brucelose, visto, que os mesmos também estão expostos aos riscos por manejarem animais em época de vacinação canina.

A brucelose é uma zoonose, então podem ser transmitidas tanto para animais quanto para seres humanos e podem ser fatais. A transmissão pode acontecer principalmente através do consumo do leite ou qualquer derivado vindo de um animal infectado, bem como através da ingestão de carne malcozida ou crua. Também é importante ressaltar que não é somente os bovinos que transmite a doença, mas a grande parte dos mamíferos podem ser acometidos pela bactéria da Brucella, por isso a importância de conscientização também dos agentes da dengue, pois ao vacinar um animal doente pode ser exposto também a contaminação, bem como acidente com vacinas podem acontecer.

Através dessa palestra ficou evidente a questão dos cuidados que todos devem adotar para a manutenção da sua saúde, a da sua família e também a da comunidade da qual fazem parte.

Saiba mais sobre essa doença

A brucelose humana é uma doença que pode ser transmitida ao ser humano por animais terrestres e aquáticos infectados. Na maioria das vezes, a doença é transmitida ao homem por contato direto ou indireto com animais e seus produtos derivados contaminados. Os seres humanos são apenas alguns dos possíveis hospedeiros. Neste caso, hospedeiros finais. Considerada uma das zoonoses mais comuns do planeta, de ampla distribuição e significância mundial, apresenta alta prevalência em alguns países e regiões, como a América do Sul.

LEIA TAMBÉM  Marcelândia: Foi realizada ontem (10), na Sala dos Conselhos, uma importante reunião com a participação de diversos setores do município, além de representantes do poder público, judiciário e do Estado.

Importante:  Embora a brucelose humana chame atenção dos sistemas de saúde em todo o mundo por ser uma doença que apresenta importantes impactos, desde o ponto de vista ocupacional, problemas sanitários e até prejuízos econômicos, ela ainda é pouco conhecida, de difícil diagnóstico, subnotificada e negligenciada.

Gravidez: A infeção por brucelose humana durante a gravidez é rara, mas pode causar aborto, particularmente, durante o primeiro e o segundo trimestres. Sendo assim, mulheres devem receber tratamento médico imediato e as gestantes devem fazer o pré-natal adequadamente.

CAUSA

A brucelose humana é causada por bactérias do gênero Brucella spp. da família Brucellaceae. Possui alta prevalência em ambientes ocupacionais e é citada na lista de doenças relacionadas ao trabalho, segundo a Portaria nº 1.339/1999, do Ministério da Saúde. A doença, que é responsável por incapacidade para o trabalho ou diminuição do rendimento profissional, atinge principalmente trabalhadores que manejam animais e da cadeia de produção de laticínios, carnes e seus derivados.

Como a bactéria possui múltiplas rotas de infecção, sendo que os mamíferos são os principais hospedeiros naturais, gera um cenário de difícil controle e de real ameaça para a saúde pública, qualidade de vida e sobrevivência de pessoas e animais. 

De forma geral, a doença acomete com maior frequência aos trabalhadores rurais (ex: vaqueiros, boiadeiros, vacinadores, tratadores de animais, produtores de carne, leite e queijo), veterinários, trabalhadores de frigorifico (ex. abatedores) e trabalhadores de laboratórios.

LEIA TAMBÉM  Marcelandia marcou presença na FIT Pantanal com uma experiência inesquecível!

EFEITO

Devido às características próprias da doença, muitos casos não são identificados em razão de diagnósticos imprecisos. Por isso, muitas vezes, é tratada como outras doenças ou “febre de origem desconhecida”. Diante disso, é de extrema importância realizar a investigação epidemiológica e sanitária, para avaliar uma possível vinculação e exposição no ambiente de trabalho do paciente, além do consumo de alimentos lácteos sem tratamento térmico adequado, como a pasteurização e a fervura.

Os testes laboratoriais são necessários para confirmar o diagnóstico, sendo utilizados diversos métodos de análise, como a cultura da bactéria, sorologia e PCR. O exame de sangue, nesse caso, é fundamental.

Importante: Se você for profissional que atua em áreas de risco ou suspeita que tenha ingerido algum tipo de alimento contaminado, informe ao médico no momento da consulta para facilitar o diagnóstico.

SINTOMAS

Com a capacidade para afetar diversos órgãos e sistemas, a brucelose humana pode simular ou se assemelhar a outras infecções e doenças não infecciosas. Alguns dos sinais e sintomas mais comuns são:

  • Febre;
  • Mal-estar;
  • Sudorese (noturna e profusa);
  • Calafrios;
  • Fraqueza;
  • Cansaço;
  • Perda de peso;
  • Dores (de cabeça, articulares, musculares, no abdômen e nas costas)

Por serem sinais e sintomas comuns a outras doenças, isso pode dificultar o diagnóstico. No entanto, a doença pode causar sintomas inespecíficos ou gerar uma infecção sem sintomas nos pacientes.

O período de incubação da brucelose humana varia entre 5 e 60 dias, podendo durar por até dois anos.

Ministério da Saúde

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo