Lula não participa da sessão de abertura do ano legislativo
O presidente enviou uma carta sobre os feitos do primeiro ano de governo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não esteve na Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (5) para participar da sessão de abertura do ano legislativo do Congresso Nacional.
Presidida por Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, a cerimônia contou com representantes do governo federal como o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, e o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que representaram Lula.
O petista enviou uma carta ao Congresso, lida pelo primeiro secretário da Mesa do Congresso, deputado Luciano Bivar (União-PE), onde destacou alguns assuntos de interesse do governo para o ano de 2024.
Entre os assuntos destacados na carta está a retomada do compromisso brasileiro de zerar o desmatamento na Amazônia até 2030 “com metas ambiciosas de redução de carbono após os recuos promovidos pelo governo anterior”.
Ainda criticando o governo de Jair Bolsonaro (PL), Lula listou o retorno de programas sociais, sendo que alguns deles estavam ativos na gestão passada, mas foram rebatizados, como Bolsa Família; o Minha Casa, Minha Vida.
Ainda sobre as questões sociais, o petista listou ações de seu governo no ano passado, como combate à violência de gênero e a busca de igualdade racial e proteção dos povos indígenas.
– O salário mínimo voltou a subir acima da inflação, e a lei de igualdade salarial entre homens e mulheres foi aprovada com ampla maioria neste Congresso. Nunca se fez tanto para o nosso povo e em tão pouco tempo – disse.
Lula também lembrou que as vitórias do seu primeiro ano do terceiro mandato foram conjuntas, algumas vindas de projetos apresentados pelo Executivo e outras oriundas de textos iniciados no Congresso Nacional.