INSS nega bloqueio de benefício sem biometria
A exigência biométrica também não é aplicada aos requerimentos de salário-maternidade, benefícios por incapacidade e pensão por morte.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desmentiu mensagens que circulam nas redes sociais e aplicativos de mensagens afirmando que aposentados e pensionistas terão o pagamento bloqueado caso não apresentem um documento com biometria até o dia 20 de novembro. Segundo o instituto, a informação é falsa e quem já recebe os pagamentos não precisa realizar novo cadastro para evitar a suspensão.
A exigência da biometria passou a valer em 21 de novembro de 2025, mas aplica-se apenas para novos pedidos de benefícios. Mesmo para as novas solicitações, há exceções em que o procedimento não é obrigatório.
O órgão também esclarece que não é necessário ir a uma agência do INSS para realizar o cadastramento. A biometria é integrada automaticamente quando o cidadão emite ou renova documentos oficiais, como a Carteira de Identidade Nacional (CIN), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou o Título de Eleitor — processos nos quais são coletadas as impressões digitais e a fotografia do rosto.
Quem não precisa apresentar biometria?
Mesmo entre os cidadãos que vão dar entrada em um novo benefício, o cadastro biométrico não é exigido para:
Pessoas com mais de 80 anos;
Moradores de regiões de difícil acesso;
Pessoas impossibilitadas de sair de casa por mais de 30 dias devido a problemas de saúde ou deficiência (mediante comprovação médica);
Migrantes, refugiados e apátridas que atendam aos requisitos legais;
Beneficiários que residem no exterior e apresentam a documentação exigida.
A exigência biométrica também não é aplicada aos requerimentos de salário-maternidade, benefícios por incapacidade e pensão por morte.
Diferença entre Biometria e Prova de Vida
A Prova de Vida continua funcionando normalmente e não deve ser confundida com a exigência da biometria. Na maioria dos casos, o próprio INSS confirma que o segurado está vivo por meio do cruzamento de dados com outros bancos de dados de serviços públicos. Portanto, não é preciso deslocar-se a uma agência bancária ou do INSS apenas para realizar o procedimento.
Caso seja necessária alguma atualização cadastral, o beneficiário será notificado exclusivamente pelos canais oficiais do órgão.
Alerta contra golpes e fake news
O INSS alertou que mensagens falsas sobre bloqueio de pagamentos vêm sendo utilizadas por criminosos para a prática de golpes e roubo de dados pessoais.
O instituto reforça que não envia funcionários às residências para realizar a Prova de Vida e jamais solicita senhas, dados bancários ou transferências financeiras. Para se proteger, o cidadão deve seguir as orientações:
Não clicar em links suspeitos recebidos por SMS, e-mail ou WhatsApp;
Não informar senhas ou dados bancários a terceiros;
Desconfiar de mensagens em tom de ameaça sobre suspensão do benefício;
Confirmar todas as informações diretamente nos canais oficiais.
Em caso de dúvidas sobre aposentadorias, pensões ou outros auxílios, o segurado deve consultar o aplicativo ou site Meu INSS ou ligar para a Central de Atendimento 135.
![]()




