✦ Mundo
Tendência

Irã ameaça atacar 18 empresas dos EUA com hora e data marcadas; confira a lista

Essa ameaça ocorre em meio a uma escalada mais ampla do conflito no Oriente Médio, com alertas internacionais de que a guerra pode se expandir e envolver consequências mais profundas para a segurança regional e global.

   A Guarda Revolucionária do Irã anunciou nesta terça‑feira (31) um plano de retaliação direcionado a empresas norte‑americanas com operações no Oriente Médio, intensificando as tensões geopolíticas na região. Segundo o comunicado, essas corporações serão consideradas “alvos legítimos” a partir da noite de 1º de abril, em resposta aos ataques que Teerã atribui aos Estados Unidos e seus aliados.

No comunicado divulgado por veículos estatais iranianos, a Guarda declarou que as empresas listadas “devem esperar a destruição de suas respectivas unidades como represália por cada ato terrorista no Irã”, com o aviso de que a retaliação começaria às **20h, horário de Teerã, de quarta‑feira, 1º de abril”.

O texto oficial destacou ainda que as companhias estariam envolvidas em atividades relacionadas à tecnologia da informação, inteligência artificial (IA) e sistemas de rastreamento usados contra o Irã, classificando‑as como parte de um suposto aparato que facilita operações que Teerã considera hostis.

Além disso, a Guarda Revolucionária recomendou que funcionários dessas empresas deixem imediatamente seus locais de trabalho para preservar suas vidas e pediu que moradores em um raio de um quilômetro ao redor desses escritórios também busquem abrigo em locais seguros.

LEIA TAMBÉM  Hamas confirma morte de líder militar do grupo terrorista

Essa ameaça ocorre em meio a uma escalada mais ampla do conflito no Oriente Médio, com alertas internacionais de que a guerra pode se expandir e envolver consequências mais profundas para a segurança regional e global. Autoridades russas e outras lideranças estrangeiras têm manifestado preocupação com a possibilidade de um conflito mais abrangente.

Empresas apontadas como alvos pelo Irã

Segue a lista completa das 18 companhias citadas pela Guarda Revolucionária como potenciais alvos:

  • Cisco
  • HP
  • Intel
  • Oracle
  • Microsoft
  • Apple
  • Google
  • Meta
  • IBM
  • Dell
  • Palantir
  • Nvidia
  • J.P. Morgan
  • Tesla
  • General Electric (GE)
  • Spire Solutions
  • G42
  • Boeing

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo